Oficinas Ser em CenaNossas Oficinas.

Oficina de Teatro

As oficinas de Teatro se pautam no objetivo principal da Ser em Cena que visa a inserção do afásico no grupo de pertença e reforço de sua autoestima. Os exercícios são elaborados a partir de métodos de estimulação expressiva gestual e de comunicação, incentivando que cada aluno participe de um processo de criação individual e coletiva.

Potencializa-se a capacidade de atuar de cada um de acordo com suas singularidades e possibilidades expressivas. Um clima de descontração e cooperação é promovido no grupo mediante encontros que alternam improvisação com ensaios da peça a apresentar. Cada aluno é acompanhado individualmente durante o ano com registro de suas dificuldades e realizações.

Oficina de Musicalização

As oficinas de Musicalização contribuem de forma lúdica e descontraída para o auxílio à reabilitação do afásico por meio de estímulos sonoros e de um repertório especialmente selecionado que facilitam a neuroplasticidade.

Dentro da proposta consideramos a música como linguagem e temos como base a busca pelo arquivo de memória musical. As preferências musicais, as escolhas dos alunos, a expressão e principalmente o trabalho em grupo são a fonte central das atividades, sendo a música a ferramenta de resgate da memória, atuando diretamente nos afetos, na integração social e na auto aceitação.

O canto ainda resgata a memória articulatória dos sons da fala e estimula a fala usando a impostação desenvolvendo o aparelho fonador, o trabalho de respiração, articulação e expressividade.

Oficina de DanceAbility

O DanceAbility foi criado para oferecer a pessoas com e sem limitações a possibilidade de se movimentar e dançar junto. O fundamento é que, por meio da dança e do movimento, pessoas de distintas proveniências experienciem a arte de estar junto em uma atividade criativa e dinâmica. Cria-se uma conexão entre música, escuta e dança, de acordo com o que cada um pode expressar ou movimentar; assim, se alguém em determinado momento só consegue mover o rosto, realiza uma dança com esta parte do corpo. Na Ser em Cena busca-se relacionar a dança à vida de cada um e do grupo.

Estimula-se o grupo com músicas variadas e energéticas como músicas instrumentais, jazz, blues, rock, MPB, Clássicas, Africanas, e outras, promovendo a alegria e convívio entre os participantes.

Oficina de Estimulação Cognitiva

A oficina de Estimulação Cognitiva consiste na apresentação de exercícios ou estratégias cognitivas que facilitem a prática das habilidades mentais, como atenção, memória, orientação temporal, linguagem, percepção visual, entre outras. Além disso, proporciona a integração social do grupo com práticas dentro de uma abordagem lúdica em duplas ou mais pessoas.

Por meio de jogos, peças de montagem, calendário, quadro de comunicações, figuras e letras, a estimulação cognitiva mescla atividades diversificadas e de sociabilização.

Para a prática da oficina consideram-se a idade, a escolaridade e as condições clínicas dos beneficiários da Ser em Cena, proporcionando também o incentivo à execução de tarefas que implicam em desafio, reconhecimento, escrita, verbalização de figuras, letras, palavras, frases e outras atividades.

Oficina de Psicomotricidade/Expressão Corporal

Dentro do atendimento multidisciplinar oferecido pela Ser em Cena, a Psicomotricidade é utilizada como ciência que atua no corpo e pelo corpo do ser humano, com visão holística do mesmo, buscando por meio dos fatores e subfatores psicomotores reintegrar esse corpo alterado, ativando e reabilitando as funções comprometidas.